terça-feira, 11 de novembro de 2008

Presentes
Solande Lima – Presidente da ABDN
Afonso Gallindo – ABDeC PA / Diretor de Regionalização da ABDN
Chicão Fill – ACVA/ABD AM
Sergio Uchoa – ACVA / ABD AM
Nenzinho Soares – ABD RR
Lucila Diniz – ABDeC AP
Beto Bertagna – ABD RO
Geraldo Morais – Diversidade Cultural Brasileira
Roberto Santucci – Panoram Filmes
Saleyna Borges – Representante da Secretária de Cultura do Estado do Amazonas

A reunião aconteceu durante o Quinto Amazonas Film Festival (AM) no dia 10/11 e teve como espaço o Palácio da Justiça (manhã) com prosseguimento na sala de imprensa do Hotel Tropical (tarde / noite). Não estiveram presentes, sem justificativa, as ABDs do Acre e Tocantins.

A pauta consiste:

O primeiro item da pauta foi a questão DOCTv. As ABDs cobraram resposta do andamento do relatório gerado na Bahia (onde estavam presentes 25 ABDs) a respeito do diálogo que deve ser estabelecido com a Coordenação Executiva Nacional do projeto. Foi informado então pela Presidente que esta função estaria a cargo do vice-presidente da ABDN Celso Gonçalves (ABD SP), que foi eleito como interlocutor da ABD/DOCTv. Ficou definida então elaboração de carta solicitando o posicionamento atual e possíveis ajustes no projeto.
O item seguinte foi a questão dos cursos itinerantes do CANNE. A discussão girou em torno da publicação da lista da programação de cursos para o primeiro semestre de 2009 e da total ausência de estados do Norte. Isso, diante da interpretação das ABDs é bastante preocupante, já que sequer fomos informados oficialmente (segundo informação do Diretor de Regionalização) e nem isoladamente, por Estado.
A situação se complica pela informação de que teríamos um representante, o companheiro Januário Guedes (ABDeC PA) e que o mesmo também não informou nada até agora.
Ficou definido então carta para a SAV, CANNE e Representante do Norte na comissão do Centro, cobrando as datas e programação para os necessários e respectivos cursos na região.
Devido à importância e urgência deste ponto, foi proposto por nossa presidente que paralelamente e através da Diretoria de Regionalização, a Nacional irá elaborar um projeto de Formação e Capacitação de mão de obra para que assim buscarmos parcerias e garantir assim que seja executado em todos os Estados que compõem a Região.

O NPD também foi um dos itens. Primeiramente, foi lembrado o compromisso de que seriam implantados em todos os estados brasileiros NPD’s. Mas como se dará isso? Quais serão os critérios de análise para definir onde se hospedarão? O que será repassado (verba e equipamento)? Até quando teremos isso implementado?
Outro ponto importante: os equipamentos faltantes? A ABDeC PA informou que em Belém ainda faltam equipamentos.
Ficou definido então elaboração de carta cobrando do atual responsável, Sr. Hermano Figueiredo.
Aproveitando a presença da representante da Secretaria de Cultura do Estado do Amazonas e respondendo a solicitção da ACVA / ABD AM, foi cobrado a implantação do tão prometido CTAVezinho AM. A estrutura montada inicialmente em parceria com a SAV e o MINC, mas até o momento somente com investimento do Governo do Amazonas, ainda está em negociação (parceria firmada em 2005 e ainda não materializada pela União). O colocado pelo presidente e pelo Diretor de Regionalização e que apesar não ter se concretizado a parceria, não justificava o fato da não democratização dos equipamentos e do espaço, já que se trataria de verba pública e recordando da finalidade inicial dos referidos itens. O colocado pela representante de que haveria uma agenda, mas priorizando a demanda da Secretaria. Isso porque, pelo fato de não poderem “entregar” os equipamentos a qualquer pessoa, temendo pela conservação. Foi então levantado pela regionalização o exemplo do NPD Pará e de seu regimento para a utilização dos equipamentos do referido. Foi também colocada a disposição da Secretaria o apoio não só da ACVA/ABD AM (excluída até então do processo) mas da Regionalização, visando a democratização e formatação de regimento interno e assim retornando o espaço a sua função original. Outro item colocado foi a publicação do DOCTv Ambiental, compromisso assumido pelo Secretário de Cultura do Estado, Sr. Robério Braga, durante o encontro das ABDs Norte no ano passado. O respectivo edital beneficiaria um realizador(a) de Manuas e abriria para outro realizador(a) da Região Norte. Esta ação possibilitaria as outras ABDs a pleitearem junto aos seus Estados o mesmo movimento. Ficou defino então o envio de carta para o Secretário, assinada além da Presidente, Regionalização e demais diretorias presentes. A carta além de solicitar que seja revista a atual situação do espaço acima citado, cobraria o edital do DOCTv Ambiental e ainda faria referência a importância da criação de Lei de Incentivo Estadual e ainda a abertura da discussão com a sociedade civil organizada de Políticas Públicas concretas, e assim contribuir de forma concreta com os realizadores independentes amazonenses.
Outra carta também ficou definida de ser criada e assinada por todos. Esta direcionada a Delegacia Norte do MINC e assinada também por todos os presentes. Nesta seria pleiteado mais participação da referida Regional e empenho na implantação dos projetos coletivos (curso itinerante e mostras) e os relativos a cada estado que compõem a região.
Respondendo ao pleito da ABD RR será gerada carta ao Governador do Estado de Roraima e também assinada por todos os presentes. A carta conteria o apelo pela criação da Secretaria de Cultura neste Estado com referência a importância da criação de Lei de Incentivo Estadual e ainda a abertura da discussão com a sociedade civil organizada de Políticas Públicas concretas, beneficiando os realizadores independentes de Roraima.

Atendendo ao pleito da ABD RO será gerada carta ao Governador do Estado de Rondônia e também assinada por todos os presentes. A carta conteria o apelo pela criação da Secretaria de Cultura neste Estado com referência a importância da criação de Lei de Incentivo Estadual e ainda a abertura da discussão com a sociedade civil organizada de Políticas Públicas concretas, beneficiando os realizadores independentes de Rondônia.

O Projeto Memória da ABDN também foi item na reunião. Colocado as dificuldades e percalços enfrentados pelo projeto, partiu a sugestão de que as Regionais de todo o Brasil buscassem apoio para a etapa inicial nas superintendências regionais do IPHAN para dar inicio a primeira etapa do projeto.Outro ponto importante abordado foi à criação de blogs para as ABDs da região que ainda não possuem sites. Isso visa agilizar a divulgação das ações das respectivas ABDs e assim criar uma rede de comunicação.

A necessidade de atualização e ampliação do site da Nacional também foi discutida. Foi colocado pela Presidente a proposta de reformulação e atualização do site atual, a cargo de nossa Diretoria de Comunicação.

Nenhum comentário: